Para nós, membros de D.A.S.A., a dependência de amor e sexo é uma doença progressiva que não pode ser curada, mas, como várias outras doenças, pode ser detida. Ela pode tomar várias formas - incluindo, sem limitar-se, uma necessidade compulsiva por sexo, dependência extrema por outra pessoa (ou várias), e/ou preocupação crônica com romance, flerte, sedução ou fantasia.
Existe um padrão obsessivo/compulsivo, seja sexual ou emocional (ou ambos), em relacionamentos ou atividades que progressivamente se tornam destrutivas para a carreira profissional, família, senso de auto respeito. Por ser uma doença progressiva, pode levar a consequências cada vez piores se não for tratada a tempo.
Antes de vir para o D.A.S.A., muitos dependentes de amor e sexo se consideravam párias sociais, pervertidos ou apenas fracos. Outros ainda sentem que só estavam perseguindo o que era de seu direito. Eles se sentem com permissão à auto complacência.
Outros de nós praticavam uma recusa absoluta em estabelecer relações de intimidade. Chamamos este padrão de Anorexia. Tal como a anorexia alimentar, na dependência de amor e sexo a entendemos como uma recusa compulsiva de receber nutrição social, sexual e afetiva. Mesmo que na superfície tudo pareça normal, a Anorexia se caracteriza como uma dependência ativa: consiste em não fazer algo, não fazê-lo e não fazê-lo.
A experiência do D.A.S.A., é que os dependentes de amor e sexo são pessoas doentes que podem se recuperar se seguirem um programa simples de recuperação que se mostrou válido para muitos homens e mulheres com a mesma doença.
Nós em D.A.S.A. sabemos disso por experiência própria e temos certeza, também por experiência própria, de que a recuperação pode ser conseguida através da prática de nosso programa de Doze Passos, o mesmo usado em Alcoólicos Anônimos, adaptado para o D.A.S.A.
Você pode estabelecer um diagnóstico mais aprofundado de sua doença de amor e sexo frequentando nossas reuniões, e estudando os folhetos “40 Perguntas para o Autodiagnóstico” e “Anorexia”. Também pode consultar o folheto “O que é D.A.S.A.” que completa os “Folhetos para Ingressantes” de D.A.S.A. no Brasil.
(Este texto não representa a opinião de D.A.S.A., mas foi escrito com base nos folhetos “40 Perguntas para o Autodiagnostico” e “Anorexia”)